Educação ambiental: para quê?

Atualizado: 6 de Jul de 2020

Quando falamos em educação ambiental, normalmente pensamos na natureza, certo? É uma paisagem muito bonita! Mas, será que é só isso?


O tema pode parecer algo muito simples, porque estamos acostumados com imagens que a representam em um clichê muito comum: as árvores e a cor verde! Então, acabamos, mesmo sem querer, associando esses elementos ao conceito de educação ambiental em si.

Porém, que tal tentarmos pensarmos um pouco mais a fundo? A educação ambiental é uma prática social que está em muitos espaços da nossa vida: em casa, no trabalho, na escola, no ônibus, no shopping, na televisão, nas músicas, nos filmes....


Ela pode ser uma ação nossa (por exemplo, quando decidimos o que comprar e onde), um hábito que construímos (onde você joga a borra de café?) ou a nossa maneira de enxergar o mundo (a água é azul? As nuvens são brancas?).


Todas essas características compõem o nosso entendimento sobre o que seja educação ambiental, e o nosso entendimento é que vai dizer como nos relacionamos com as questões sociais, econômicas, políticas e propriamente ambientais que estão ao nosso redor!


E você, o que pensa sobre isso?



Lembre-se que este blog é um espaço de construção coletiva! Dessa forma, você pode comentar quando quiser, no momento em que se sentir mais confortável e da maneira como considerar mais válida!

8 visualizações0 comentário